Qual a cor da infância? – por Carolina Almeida – Psicóloga CRP 05/47996.

O mês de Outubro chega cheio de novidades no Blog. A partir deste mês duas colegas psicólogas juntam-se a mim nesta missão de colorir o mundo psíquico de cada pessoa que passa por aqui.

As segundas-feiras teremos a Coluna CORES DA INFÂNCIA comandada pela Psicóloga Carolina de Paula Almeida (CRP 05/47996), que nos trará assuntos relacionados ao desenvolvimento infantil e as relações familiares. Vamos conferir o texto de inauguração que ela preparou com todo o carinho para nós.

Seja bem vinda Carolina!

QUAL A COR DA INFÂNCIA?

A infância é a fase mais colorida da nossa vida, um mundo cheio de descobertas e desafios, um arco-íris de sensações. É na infância que desbravamos o mundo, temos espaço para imaginar e sentir tudo com um frescor e inocência únicos.

Lógico que existem dias meio cinzentos, como em todas as fases de nossa vivencia, mas quando somos crianças temos a habilidade de sempre ver o lado colorido das experiências.

Mas afinal qual a cor da infância?

Quando me lembro de minha infância, me vem a cabeça minha cor favorita, a cor roxa (ou como eu costumava falar, cor de uva). Me pego pensando, quando mais eu poderia sair de casa vestindo roxo desde o laço do cabelo até os sapatos e me sentir tão incrível e feliz?

Não que quando adultos nós não possamos vestir roxo, a questão não é essa. Mas penso que aquela experiência era diferentemente única e mágica, como se quando crianças tivéssemos o “super poder”de enxergar as cores mais vivas.

balao

Acredito ser difícil definir uma única cor que represente a infância. Existem dias em que nos vemos “marrons” sujos de terra de tanto brincar, em outros “roxos de rir”, ou então com as bochechas vermelhinhas de tanto pular, há dias que ficamos “verdes de raiva” (como o Hulk), mas logo passa e mudamos de cor, afinal temos uma cartela imensa de opções.

Acredito que o adulto mais feliz é aquele que permite que a criança que foi esteja sempre presente, aquele que faz uma pausa para admirar o azul do céu, se permite ficar “rosado de vergonha” ao olhar para alguém que ama, e também aquele que busca ver o lado bom até mesmo nos dias em que nem tudo são cores.

Afinal desde pequenos sabemos que para apreciarmos a beleza do arco-íris precisamos aprender a gostar dos dias cinza de chuva.

arcoiris

Abraços Coloridos!

carolinadepaula

Carolina Almeida:  Psicóloga com especialização em Saúde da Família, apaixonada pela profissão e pelas diversas formas que a Psicologia pode contribuir para a saúde de todos nós.  Idealizadora do Pensando Psi um espaço de troca, apresentando as contribuições da Psicologia no nosso cotidiano, visando à diminuição de conflitos e a promoção de autoconhecimento.

O foco de seu trabalho são as relações familiares, como podemos construir para uma sociedade mais humana e mais saudável, investindo nas relações mais próximas: a família.
Além disso, dedica e valoriza um olhar especial para os pequenos.

Pensando que as crianças de hoje são a sociedade de amanhã!
Portanto ao investir, compreender e fortalecer as relações com nossos familiares, e principalmente com nossas crianças, contribuímos para um presente mais saudável, bem como, para um futuro melhor!

Carolina de Paula Almeida
CRP 05/47996

Contatos:

Email: carolinaalmeidapsicologa@gmail.com

Facebook: Pensando Psi- Por Carolina de Paula Almeida Psicóloga

Instagram: @pensandopsicarolinaalmeida

 

Um comentário em “Qual a cor da infância? – por Carolina Almeida – Psicóloga CRP 05/47996.

  1. Adorei o texto! Infância pra mim é colorida, multicor como o arco-Íris, a fase em que todos os nossos sonhos, até os de faz de conta, são aprendizados.. muito bom o tema! Ótimo falar sobre a infância.
    Sucesso!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s